DEFINIÇÃO DE CASTORISMO
O Castorismo é um movimento educacional desenvolvido para aplicar os Princípios do Escotismo, de modo a atender às necessidades naturais de crianças na idade cronológica específica, entre 4 e 6 anos, respeitando as fases de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento psicológico dessa faixa etária, ao elaborar uma programação adequada a essas características. Conta com a colaboração de adultos voluntários, segundo os fundamentos do escotismo, bem como da participação ativa da família, que compartilha o Programa da Colônia, juntamente com os CASTORES.
A organização e as atividades dos castores foram traduzidas do Beaver Leader’s Handbook, The Colony Resource Book, Colony Program Ideas e Games & Creative Activities, book I & II: publicado por National Council Boy Scouts of Canada, Ottawae do Tiger Cubs Family Activity Book, da Boy Scouts of America, tendo sido adaptados à nossa realidade.
A organização e as atividades dos castores foram traduzidas do Beaver Leader’s Handbook, The Colony Resource Book, Colony Program Idease Games & reative Activities, book I & II: publicado por National Council Boy Scouts of Canada- Ottawae do Tiger Cubs Family Activity Book, da Boy Scouts of America, tendo sido adaptados à nossa realidade.
É inspirado na História Amigos da Floresta (uma família que estabelece um diálogo com os castores da floresta – traduzido de Friends of the Florest, publicado pelo National Council Boy Scouts of CanadaOttawa, Ontario, 1972.
O que aqui segue foi trabalho de uma valorosa equipe de escotistas da GRUTESCA que desenvolveram e adequaram o Ramo.
Propósito do Castorismo
Propósito do Castorismo é contribuir para que a criança perceba-se como um ser em formação, desenvolvendo a autossuficiência e responsabilidade por si, conforme a proposta educacional do Movimento Escoteiro em ajudar e assistir o joven no desenvolvimento pleno de sua inteligência de criança, de modo individualizado. Promove oportunidade para acompanhar e demonstrar o crescimento do CASTOR, satisfazer suas necessidades básicas com relação às habilidades, despertando e incentivando a criatividade e espiritualidade, além de propiciar o conhecer e respeitar o próximo, procurando desenvolver o senso de cooperação, participação e o convívio harmonioso com a natureza.
Literaturas Ramo Castor.
Manual Chefe do Ramo Castor.PDF |
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Manual do Grande Castor 1997.PDFGRUPO ESCOTEIRO JABUTI – NÚMERO 108 Elaboração: Maria José Miranda Campos COLABORADORES , EM ORDEM ALFABÉTICA: CANCIONEIRO: Carmen Ligia Nobre Lemos |