Adestramento

O sistema de adestramento escotista é baseado em conquista de insígnias, onde ele desenvolverá suas plenas potencialidades, através de etapas adequadas sua capacidade e seguirão o formato descrito no Caderno Técnico.

  1. São fatores preponderantes na aplicação das etapas:

a) Compreensão dos objetivos de cada etapa, as etapas não são regras imutáveis;

b) Busca do melhor de cada um na apresentação das etapas;

c) Flexibilidade na aplicação das etapas, buscando o maior número de melhorias;

d) Estimular a conquista das insígnias, e fazer com que os chefes alcancem o maior grau de desenvolvimento possível.

2. São etapas a serem conquistadas pelos Escotistas:

a) Promessa – Pelas etapas descritas no guia do aspirante pioneiro;

b) Insígnia de Brownsea – Pela conquistas das etapas e apresentação dos relatórios das etapas descritas, mostrando capacidade para atuar como assistente em alguma das seções e/ou diretoria.

c) Insígnias de Gilwell – Pelas conquistas das etapas e apresentação dos relatórios das etapas descritas, mostrando capacidade para atuar como chefe de tropa em alguma das seções e/ou diretoria.

d) Insígnia da Madeira – Pela conquista dos conhecimentos necessários e aprovação em um Percurso da Insígnia da Madeira e ser recomendado pela direção do grupo, mostrando capacidade em atuar na formação de adultos dentro do movimento escoteiro (numa média de 9 dias de formação podendo ser dividido em etapas).

3. A conquista dos distintivos obedece às seguintes condições:

a) Distintivo de Promessa – usado no bolso esquerdo, durante toda a vida escoteira;

b) Todos os distintivos só poderão ser usados depois de completado as respectivas etapas;

4. Ao escoteiro pioneiro que for transferido para a chefia aplica-se o seguinte:

a) Conserva o distintivo de promessa;

b) Conserva os Distintivos das classes, cordões e especialidades conquistadas até os 25 anos;

c) Conserva os barretes referentes às graduações máximas de cada seção alcançadas por este;

7.6 As etapas que aqui seguem são orientação geral, juntamente com os manuais e documentos técnicos diversos. Orientam a aplicação de cada etapa e o conhecimento necessário. Cabe ao chefe e/ou assessor das etapas, a adequação e a aferição do conhecimento, devendo estes proporcionar o maior crescimento durante a aplicação das etapas.

5. São graduações escotistas em ordem crescente de hierarquia;

a) Promessa;

b) Insígnia de Brownsea;

c) Insígnia Gilwell;

d) Insígnia da Madeira.

São etapas para a conquista da:

6. Promessa

I – Escotismo

a) Demonstrar conhecimento da história do Escotismo e sobra a vida de BP.

b) Conhecer a Estrutura do Escotismo no Brasil e a história do seu Grupo.

c) Demonstrar conhecimento do uniforme Escoteiro.

d) Conhecer os Sinais Escoteiros, Aperto de Mão, Lema, Saudação e seus significados.

e) Conhecer os sinais sonoros e manuais de formação

II – Técnicas escoteiras

a) Demonstrar que sabe os nós e suas aplicações: Direito, Escota, Escota Alceado, Volta do Fiel, Volta da Ribeira e Correr.

b) Saber arrumar uma mochila.

III – Cidadania

a) Saber cantar e conhecer o significado do Hino Nacional;

b) Conhecer as cerimônias da bandeira e saber executá-las e comandá-las;

IV – Valores

a) Compreender, aceitar e cumprir a Lei e a Promessa Escoteira;

b) Cumprir com os preceitos de sua crença religiosa;

7. Insígnia de Brownsea

I – Escotismo

a) Ler os Livros: Lições da Escola da Vida e Guia do Chefe Escoteiro.

Castorismo

a) Ler o livro: ―História da Floresta.

Lobismo

a) Ler o livro: ―Livro da Selva..

Juniorismo

a) Ler o Livro: ―As aventuras de Kim.

Seniorismo

a) Ler o Livro: ―Robson Crusoé..

Pioneirismo

a) Ler o livro: ―Caminhos para o sucesso.

II – Ar livre

a) Demonstrar conhecimento sobre aplicação de jogos escoteiros;

b) Participar na condição de assistente de 2 atividades externas;

c) Demonstrar conhecimento do método e pilares do escotismo;

d) Aplicar uma atividade de adestramento para uma subunidade;

e) Demonstrar conhecimento de pioneirias de médio porte.

III – Saúde

a) Demonstrar conhecimento em como se agir em casos de escoriações, cortes, pequenas hemorragias, desmaios e febre.

IV – Administração

a) Demonstrar conhecimento sobre os documentos pessoais dos beneficiários;

b) Estar com os documentos pessoais em dia;

c) Saber utilizar o controle de frequência da tropa;

d) Ser capaz de programar, aplicar e avaliar uma reunião de tropa.

V – Pedagogia Escoteira

a) Demonstrar conhecimento sobre as fases de desenvolvimento dos beneficiários;

b) Demonstrar conhecimento sobre gerência escoteira (gerencia de classe);

c) Demonstrar postura e compostura de um Chefe escoteiro;

VI – Treinamentos

a) Ter sido aprovado em um curso informativo (para os que não foram membros juvenis) realizado no Grupo Escoteiro;

b) Ter sido aprovado no Treinamento da insígnia de Brownsea do seu nível. (Última etapa a ser cumprida) Pode ser realizado no Grupo Escoteiro.

VII – Valores

a) Demonstrar conhecimento sobre os escritos de sua religião;

b) Fazer um estudo sobre as ―Leis escoteiras e Deus.

8. Insígnia de Giwell

I – Escotismo

a) Ler o Livro ―Scouting For Boys original;

b) Conhecer a História do Escotismo no Brasil.

II – Ar livre

a) Conhecer as regras de segurança em atividades escoteiras, sendo capaz de elaborar, avaliar e aplicar um plano de segurança;

b) Saber montar um campo segundo os padrões de acampamento;

c) Demonstrar conhecimento das técnicas escoteiras abordadas nos guias de seu ramo;

d) Demonstrar conhecimento sobre pioneria de grande porte.

Castorismo

a) Ler o livro ―A Criança e seus jogos de Arminda Aberastury.

Lobismo

a) Ler o livro The cub book.

Juniorismo/Seniorismo

a) Ler os Livros Sistema de Patrulha e Corte de Honra.

Pioneirismo

a) Ler um livro escoteiro de referencia.

III – Saúde

a) Demonstrar conhecimento em suporte básico de vida;

b) Saber como lidar em crises histéricas e males súbitos;

c) Apresentar a caixa de primeiros socorros de sua tropa e saber utilizá-la;

IV – Administração

a) Apresentar os relatórios das atividades dos últimos 6 meses;

b) Demonstrar conhecimento sobre diagnóstico e planejamento de seção;

c) Programar, executar e avaliar um acampamento escoteiro de tropa;

d) Dirigir uma reunião com pais.

V – Pedagogia Escoteira

a) Saber como tirar provas dos membros juvenis e assistentes;

b) Demonstrar conhecimento sobre o programa escoteiro de sua seção;

c) Demonstrar conhecimento sobre o método escoteiro;

VI – Treinamentos

a) Ter sido aprovado em um Treinamento da Insígnia de Gilwell; (última etapa a ser cumprida) pode ser realizado no Grupo Escoteiro.

b) Aplicar ou auxiliar em um Treinamento de Brownsea ou informativo.

VII – Valores

a) Desenvolver uma atividade de cunho religioso com sua tropa;

b) Apresentar aos demais chefes uma palestra sobre um texto de referência de sua religião.

c) Demonstrar conhecimento sobre as religiões dos membros de sua tropa.

9. Insígnia da madeira

I – Escotismo

a) Demonstrar conhecimento aprofundado sobre o escotismo, apresentando um trabalho sobre algum momento histórico do Movimento Escoteiro Mundial.

II – Ar livre

a) Participar ativamente da programação, aplicação e avaliação de um acampamento intergrupos oficial da SAB.

III – Saúde

a) Demonstrar que possui condições físicas, intelectuais, espiritual e afetiva para participar de um Treinamento da IM, apresentando atestado de saúde e avaliação favorável de seu Chefe de Grupo.

IV – Administração

a) Apresentar os relatórios das atividades dos últimos 12 meses;

b) Demonstrar conhecimento sobre a administração do grupo escoteiro, apresentando os documentos de grupo devidamente em dia.

V – Pedagogia Escoteira

a) Realizar um estudo sobre as correntes pedagógicas que o escotismo trabalha apresentando um estudo.

VI – Treinamento

a) Ter sido aprovado em um Treinamento de Adestramento Preliminar da Insígnia da Madeira recebendo a indicação favorável para o próximo quesito;

b) Ter sido aprovado em um Percurso da Insígnia da Madeira (última etapa a ser conquistada).

VII – Valores

a) Desenvolver uma atividade de cunho religioso com seu grupo;

b) Demonstrar valores adequados aos mais altos padrões escoteiros.

10. DISTINTIVOS DOS CHEFES

a. Insígnia de Brownsea – Cordão de 3 pontas na cor do ramo o qual for atuar: Castor – Marrom; Lobo – amarelo; Escoteiro Júnior – verde; Escoteiro Sênior  – Grená e Escoteiro pioneiro – vermelho. Utilizado no ombro direito;

b. Insígnia de Gilwell – Nó cabeça de turco utilizado como arganel em couro na cor marrom;

c. Insígnia da Madeira – Colar em couro, unido com um nó diamante e ornadas as pontas com contas de madeira: 2 contas concludentes do Treinamento inicial, 3 contas Treinador Local Básico e 4 contas Diretor de Treinamento de IM. Usado por cima do lenço escoteiro.

d. Lenço da Insígnia da Madeira – Lenço triangular com 75 cm de catetos marrom claro com o distintivo da Wood Badge ou o Tratan, utilizado em cerimônias especiais ou em Treinamento de Formação.