Ramo Lobinho

DEFINIÇÃO DE LOBISMO

O Lobismo é parte do movimento educacional escoteiro desenvolvido para aplicar os Princípios do Escotismo, de modo a atender às necessidades naturais de crianças na idade entre 6,5 e 10 anos, respeitando as fases dessa faixa etária, ao elaborar uma programação adequada a essas características.

Conta com a colaboração de adultos voluntários, segundo os Fundamentos do Escotismo, bem como da participação ativa da família.

A organização e as atividades dos lobos foram traduzidas do Cub Book; The Jungle Book; Cub activies, tendo sido adaptados à nossa realidade. É inspirado na História do The Jungle Book de Rudyard Kipling, história que versa sobre a vida de um menino criado por lobos e que é educado pelos membros do povo de Seeonee.

Propósito do Lobismo

O Propósito do Lobismo é contribuir para que a criança comece a firmar a educação do lar, desenvolvendo a responsabilidade do seu desenvolvimento, conforme a proposta educacional do Movimento Escoteiro. Promove oportunidade para adequação do cotidiano da criança à vida escoteira, além de propiciar o conhecer e respeitar o próximo, procurando desenvolver o senso de cooperação, participação e o convívio harmonioso com a comunidade.

Pilares do Lobismo

Os Pilares do Lobismo são os mesmos descritos na parte geral do Caderno Técnico.

a. Deveres para com a Deus: tratando de forma indissociável dos demais pilares, abaixo descritos, o escoteiro é estimulado a procurar em Deus seu referencial, praticando sua crença e respeitando os demais.

b. Deveres para com a Pátria: transcendendo o dever de sua comunidade o escoteiro é estimulado através do seu conhecimento cívico e social, a compreender, aprimorar e multiplicar os valores do cidadão Brasileiro.

c. Deveres para com o Próximo: estimulando atividades as quais se compreendem o valor do próximo, o escoteiro baseia todo o seu trabalho ao servir ao próximo e cuidar de seu bem-estar.

Método do Lobismo

O Método do Lobismo é descrito na parte geral do Caderno Técnico.

a. Aprender fazendo – É vivenciando as experiências que o jovem aprende, desenvolve e inova seu mundo.

É aprendendo pela prática que ele vai aprimorando seus conhecimentos.

b. Aceitação da Lei e Promessa – O escoteiro é estimulado através das experiências a assumir voluntariamente um código de conduta que o leva a um conjunto de valores, e estes são representados pela Lei e Promessa.

c. Sistema de Patrulhas – Vivendo em pequenas equipes cooperativas eles desenvolvem valores e habilidades. A patrulha é a unidade para todo o trabalho desenvolvido no movimento escoteiro.

d. Desenvolvimento individual meritocrático– Cada jovem experimenta a sua maneira e cresce dentro do seu ritmo, orientado por chefes e pelo sistema de etapas e conquistas, vai individualmente superando desafios e adquirindo habilidades e, quando atinge um padrão mínimo, lhe é reconhecido com um distintivo de conquista.

e. Atividades atraentes, variadas e progressivas – Os jovens são impelidos a participar pela grande variedade de atividades que o Escotismo oferece e, de uma forma progressiva, ele vai do conhecimento elementar até um bem elaborado, variando sempre as formas de aplicações.

Programação do Ramo Lobo

A Programação do Ramo Lobo desenvolve-se dentro dos Princípios e Método Escoteiro, tendo como meta a exploração das Áreas de Desenvolvimento, devendo ser reavaliada, constantemente, pelo Conselho de Chefes, pois o nível de conquistas do LOBO varia de acordo com a idade e capacidade de cada membro da Seção.

Na Programação de Alcatéia, o papel do chefe é encorajar e proporcionar oportunidades a todos os LOBOS, garantindo que suas experiências possam ser bastante positivas.

Literaturas Ramo Lobinho.

Manual Completo com todas as Etapas.

 

Manual Chefe do Ramo Lobinho.PDF

 

Planilha de Acompanhamento das Etapas do Ramo Lobinho.xlsx

 

Caderno de Acompanhamento das Etapas do Ramo Lobinho.pdf

Guia de Bolso do Ramo Lobinho.PDF

Documentos para Lobinho de Ouro

 

Recomendação da Roca de Conselho

 
 

Recomendação dos Escotistas

 

 

Proposta de Concessão

 

Formulário para solicitação de Distintivos Especiais Lobinho de Ouro