DEFINIÇÃO DE LOBISMO
O Lobismo é parte do movimento educacional escoteiro desenvolvido para aplicar os Princípios do Escotismo, de modo a atender às necessidades naturais de crianças na idade entre 6,5 e 10 anos, respeitando as fases dessa faixa etária, ao elaborar uma programação adequada a essas características.
Conta com a colaboração de adultos voluntários, segundo os Fundamentos do Escotismo, bem como da participação ativa da família.
A organização e as atividades dos lobos foram traduzidas do Cub Book; The Jungle Book; Cub activies, tendo sido adaptados à nossa realidade. É inspirado na História do The Jungle Book de Rudyard Kipling, história que versa sobre a vida de um menino criado por lobos e que é educado pelos membros do povo de Seeonee.
Propósito do Lobismo
O Propósito do Lobismo é contribuir para que a criança comece a firmar a educação do lar, desenvolvendo a responsabilidade do seu desenvolvimento, conforme a proposta educacional do Movimento Escoteiro. Promove oportunidade para adequação do cotidiano da criança à vida escoteira, além de propiciar o conhecer e respeitar o próximo, procurando desenvolver o senso de cooperação, participação e o convívio harmonioso com a comunidade.
Pilares do Lobismo
Os Pilares do Lobismo são os mesmos descritos na parte geral do Caderno Técnico.
a. Deveres para com a Deus: tratando de forma indissociável dos demais pilares, abaixo descritos, o escoteiro é estimulado a procurar em Deus seu referencial, praticando sua crença e respeitando os demais.
b. Deveres para com a Pátria: transcendendo o dever de sua comunidade o escoteiro é estimulado através do seu conhecimento cívico e social, a compreender, aprimorar e multiplicar os valores do cidadão Brasileiro.
c. Deveres para com o Próximo: estimulando atividades as quais se compreendem o valor do próximo, o escoteiro baseia todo o seu trabalho ao servir ao próximo e cuidar de seu bem-estar.
Método do Lobismo
O Método do Lobismo é descrito na parte geral do Caderno Técnico.
a. Aprender fazendo – É vivenciando as experiências que o jovem aprende, desenvolve e inova seu mundo.
É aprendendo pela prática que ele vai aprimorando seus conhecimentos.
b. Aceitação da Lei e Promessa – O escoteiro é estimulado através das experiências a assumir voluntariamente um código de conduta que o leva a um conjunto de valores, e estes são representados pela Lei e Promessa.
c. Sistema de Patrulhas – Vivendo em pequenas equipes cooperativas eles desenvolvem valores e habilidades. A patrulha é a unidade para todo o trabalho desenvolvido no movimento escoteiro.
d. Desenvolvimento individual meritocrático– Cada jovem experimenta a sua maneira e cresce dentro do seu ritmo, orientado por chefes e pelo sistema de etapas e conquistas, vai individualmente superando desafios e adquirindo habilidades e, quando atinge um padrão mínimo, lhe é reconhecido com um distintivo de conquista.
e. Atividades atraentes, variadas e progressivas – Os jovens são impelidos a participar pela grande variedade de atividades que o Escotismo oferece e, de uma forma progressiva, ele vai do conhecimento elementar até um bem elaborado, variando sempre as formas de aplicações.
Programação do Ramo Lobo
A Programação do Ramo Lobo desenvolve-se dentro dos Princípios e Método Escoteiro, tendo como meta a exploração das Áreas de Desenvolvimento, devendo ser reavaliada, constantemente, pelo Conselho de Chefes, pois o nível de conquistas do LOBO varia de acordo com a idade e capacidade de cada membro da Seção.
Na Programação de Alcatéia, o papel do chefe é encorajar e proporcionar oportunidades a todos os LOBOS, garantindo que suas experiências possam ser bastante positivas.
Literaturas Ramo Lobinho.
Manual Completo com todas as Etapas.
Manual Chefe do Ramo Lobinho.PDF |
|
Planilha de Acompanhamento das Etapas do Ramo Lobinho.xlsx |
Caderno de Acompanhamento das Etapas do Ramo Lobinho.pdf
Guia de Bolso do Ramo Lobinho.PDF |
Documentos para Lobinho de Ouro
Recomendação da Roca de Conselho |
Recomendação dos Escotistas |
|
|
Proposta de Concessão |